Xbox Cloud Gaming (Beta) com
Xbox Game Pass
No dia 30 de setembro finalmente chegou ao Brasil o projeto XCloud, nova plataforma da Microsoft para o streaming de jogos.
Como gamer falida, a ideia de não precisar ter um console de última geração ou um super PC Gamer para jogar me parece incrível, mas, será mesmo que ela funciona na prática, com uma Internet não tão confiável e uma profunda desconfiança pelo streaming de jogos?
Detalhes do teste: Internet: Fibra óptica com velocidade de 30mb e transmissão de 2.4GHz (sim, eu sei, eu tenho uma internet de padeiro) Dispositivos utilizados: Xbox One S e Galaxy A50 Games escolhidos: Undertale (Xbox One S), Celeste (Android sem controle), Donut County (Android sem controle), The Medium (exclusivo Xbox Séries X, jogado em um Android com um controle de Xbox One padrão e no navegador do Xbox One S), Subnautica (Xbox One S).
Experiência de jogo: Assim que você acessa o aplicativo do Xbox Game Pass e seleciona o game para jogar, ele vai abrir uma tela de carregamento, mostrando uma navezinha em uma galáxia verde.
Porém, mantenha em mente que das 18h até 23:30h você vai pegar uma fila de espera ao tentar acessar o servidor e sentir vontade de enfiar essa nave onde o sol não brilha na Microsoft.
Em Undertale, que é um jogo pixelado, isso não é um problema, apenas um incômodo, já em um título como Subnautica, onde os gráficos fazem parte da experiência de gameplay, esse pode vir a ser um problema.
Em Celeste, um jogo de plataforma 2D, a gameplay foi bem fluida e eu consegui passar bem pelos níveis (assim, mais ou menos, mas é que eu sou ruim mesmo), minhas dificuldades em pular e agarrar ao mesmo tempo podem ser, em grande parte, atribuídas ao fato de eu não estar acostumada a jogar no celular.
O delay do “controle” foi horrível e, em certos momentos, não parava o comando ao mesmo tempo que eu (Será que é possível ter drifting sem um controle físico?
Conectei meu controle no telefone, logo após algumas tentativas frustradas de conectá-lo ao PC e fui com Deus e sem muitas esperanças, já que esse é um jogo AAA que não rodava no meu One S nem pela nuvem e eu só conseguia pensar: Como diachos de asas voadoras isso vai funcionar no meu telefone?
Certas vezes a imagem ficava um pouco ruim, já que, como eu disse, internet de padeiro, mas eu consideraria a experiência um sucesso e, inclusive, planejo zerar The Medium do conforto do meu Android.
game não vai rodar pelo seu Xbox no aplicativo do GamePass, mas o macete é acessar o site pelo app do Microsoft Edge e jogar o quanto quiser.
Perto das 18h, quando o fluxo de gamers é maior, você pode experienciar uma longa fila de espera, podendo ficar preso na tela de carregamento por 10 minutos ou mais.
foco do streaming não são os consoles, então não espere poder jogar pela nuvem um jogo da próxima geração no seu XOne, pelo menos não com a qualidade dos outros jogos do catálogo.
Descubra mais sobre Criar Games
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.